A Fundação Istambul para a Ciência e Cultura foi criada em 1979 por onze escritores e pensadores como uma organização de caridade, com a missão de realizar e organizar atividades culturais e acadêmicas para o bem-estar da humanidade, apoiando indivíduos ativos nessa área, em âmbito nacional e internacional. Nesta linha, a fundação organizou, direta ou indiretamente, além de ter participado de, diversos simpósios e conferências internacionais sobre a vida e o pensamento de Bediuzzaman Said Nursi, pensador islâmico da Turquia.

Conferências internacionais na Turquia e no exterior:
Os simpósios e cursos organizados pela Fundação refletem seu compromisso internacional e visam atingir os seus objetivos. Foram organizados diversos simpósios, reunindo especialistas de diversas disciplinas, nações, línguas, bem como religiões. Desde o primeiro simpósio internacional da Fundação, em 1991, muitos outros simpósios têm se realizado – 9 na Turquia, 16 na Indonésia, e 13 em Marrocos. Até a presente data, mais de 80 simpósios internacionais foram organizados com sucesso em mais de 40 países, tais como Austrália, Malásia, Irã, Iêmen, Jordânia, Líbano, Egito, Argélia, Sudão, África do Sul, Canadá, Nigéria, Itália, Alemanha, Reino Unido , EUA, Bósnia, Bulgária e Índia.
Alguns exemplos:
Conhecimento, Fé, Moralidade e o Futuro da Humanidade (2010): Estudiosos de cerca de 40 diferentes países apresentaram 120 trabalhos sobre o tema principal: “o papel e o lugar do conhecimento, fé e moral para um futuro melhor da humanidade: na perspectiva do Risale-i Nur”
O papel da Justiça na construção de um mundo melhor (2007): um simpósio sobre o entendimento da justiça no Islã a partir da perspectiva dos trabalhos de Bediuzzaman Said Nursi organizados em Istambul com a participação de mais de 150 intelectuais / académicos de 30 países diferentes.
Conferências internacionais de pós-graduação:
A Fundação, reconhecendo a importância de jovens universitários, organiza conferências anuais com jovens acadêmicos, onde mestres e doutorandos pesquisadores de Bediüzzaman e do Risale-i Nur se reúnem para discutir seus pontos de vista e pesquisas. Estes jovens investigadores pesquisam principalmente sobre como se fundem as ciências religiosas e positivas.
Aqui estão alguns exemplos:
Conferência de Pós-Graduação de 2009: Mais de 30 estudantes tiveram a oportunidade de se reunir com estudiosos de diferentes áreas e especialistas em estudos do Risale-i Nur. Os estudiosos deram palestras sobre diversos temas, tais como: “Metodologia Filosófica para Entender o Risale-i Nur”, “Transição do Período Otomano para a República”, “Quadro Teológico do Pensamento e do Método do Alcorão: abordagem comparativa” e ” Estudo Comparativo das ıdade de Said – O Novo Said “.
Conferência de Pós-Graduação de 2010: Mais de 50 estudantes de mestrado e doutorado pesquisadores de Said Nursi e do Risale-i Nur, oriundos de várias universidades do mundo reuniram-se em Istambul. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e trocar experiências uns com os outros e compartilhar seus estudos acadêmicos durante os dois dias de programa intensivo. Eles também tiveram a oportunidade de visitar os pontos turísticos e históricos de Istambul e de aprender mais sobre a Turquia.
Conferência de Pós-Graduação de 2011: Mais de 70 estudantes de pós-graduação da área de estudos sobre Nursi participaram da conferência nos dias 18 e 19 junho de 2011. Os estudiosos e estudantes foram dos mais diferentes países e culturas, originários de países como a Malásia, Austrália, EUA, Reino Unido, Alemanha, Sudão , Indonésia, Índia, Japão, Romênia, Egito, Argélia, Iraque, Marrocos e Jordânia. Os principais estudiosos de Said Nursi deram palestras e conferências, a fim de oferecer orientação acadêmica para os alunos que estavam fazendo pesquisas no campo do Risale-i Nur estudos.
Conferência de Pós-Graduação de 2012: Mais de 80 de pós-graduação da área de estudos sobre Bediüzzaman Said Nursi participaram da conferência em junho de 2012. Nesta conferência estudantes de diferentes países apresentaram seus trabalhos sobre Nursi e alguns professores especialistas da área deram palestras para os alunos em árabe e Inglês.
Conferência de Pós-Graduação de 2013: Inglês e Árabe
Mais de 70 estudantes de pós-graduação na área de Estudos Nursi participaram na conferência, em junho de 2013. Nesta conferência estudantes estudantes de diferentes países apresentaram seus trabalhos sobre Nursi Estudos e alguns professores especialistas Nursi deu palestras para os alunos em duas línguas, árabe e Inglês .
Workshops internacionais na Turquia:
Teodiceia e Ressurreição dos Mortos nos Escritos de Said Nursi (2006): Workshop Internacional organizado pelo Hotel Akgün em Istambul em 19 e 20 novembro de 2006. O workshop contou com discussões e debates entre os participantes sobre as questões da teodiceia e da ressurreição à luz do Risale-i Nur. Os trabalhos apresentados e discutidos na reunião foram mais tarde compilados e lançados em livro.
Teologia e Sociedade no Pensamento de Said Nursi (2008): oficinas teóricas e metodológicas, reflexões e dois workshops internacionais aconteceram em Istambul. O primeiro em inglês foi realizado nos dias 27 e 28 julho de 2008; o segundo em árabe ocorreu nos dias 30 e 31 de julho de 2008. Por volta de 20 renomados estudiosos de diferentes países discutiram sopre os temas.
Conferências Nacionais na Turquia:
A área de estudos sobre Nursi é de grande interesse aos universitários turcos e de países islâmicos em geral.
Exposições / Museu:
A biografia de Said Nursi (1876-1960) a partir do Risale-i Nur e outros escritos, foi agora transformada em exposição. É apresentada em Inglês e turco para atender os visitantes locais e internacionais. De 2008 até a presente data, a IFSC organizou mais de 15 exposições em várias cidades da Turquia e também em duas cidades da Alemanha. Estas exposições tratam da vida e da obra de Bediüzzaman Said Nursi (1876-1960), dos anos em Barla, Kastamonu, Emirdağ e do “Velho Said”, conta sua vida ao longo do século que passou no exílio ou na prisão. Todas as suas 6.000 páginas de comentário do Alcorão, o Risale-i Nur, foram escritas à mão em condições difíceis e precárias, no exílio ou prisão. Os visitantes encontram originais, escritos à mão, de suas obras e outros materiais originais, cartas aos seus alunos e documentos oficiais a respeito de sua missão no período entre 1934-1960.
Biblioteca:
A Fundação também mantém uma pequena biblioteca temática e, mais importante, um arquivo relacionado ao Risale-i Nur que conta com manuscritos originais.
Casa de hóspedes:
Acomodações para acadêmicos locais e estrangeiros pesquisadores do Risale-i Nur. O IFSC recebe estudiosos nacionais e internacionais em sua casa de hóspedes.
Círculos de Estudos / Grupos de Discussão
Os grupos de discussão ocorrem regularmente no prédio da Fundação e são oferecidos em turco, inglês e árabe.
Estudos-Tour
Muitos grupos de estudo de diferentes partes do mundo estão visitando o IFSC por uma ou duas semanas, e participando de um dia treinamentos especiais sobre Estudos Nursi.
Web:
 
Uma das conquistas mais importantes da Fundação Istanbul para a Ciência e Cultura foi reunir a mensagem do Risale-i Nur pela internet com a criação de uma biblioteca online para os estudiosos. Bediüzzaman, em sua 28ª carta, mencionou os esforços de tornar o mundo inteiro conectado através de dispositivos de aparelhos sem fio. Estes sites resultam em esforços reunidos a fim de servir ao público internacional através de diferentes linguas, tais como turco, inglês, árabe, russo e indonésio.
Revistas acadêmicas:
Em 2010, a Fundação iniciou um jornal em língua árabe chamado “En-Nur”. Incentivado pela recepção desta primeira revista, a Fundação está actualmente a preparar um jornal turco que pretende seguir os mesmos padrões de qualidade. www.nurmajalla.com
Traduções:
Muitas dessas obras, incluindo uma grande parte do Risale-i Nur, foram traduzidos para diferentes línguas como chinês, sérvio, indonésio, persa, urdu, alemão, russo, espanhol e francês, português.
Bolsas de estudo :
Desde a sua criação, a Fundação tem procurado apoiar financeiramente a talentosa juventude local e internacional interessada em pesquisar o Risale-i Nur. Acadêmicos internacionais se apresentaram em conferências sobre o Risale-i Nur, assim como estudiosos locais que buscam subsídios para o trabalho de pesquisa, são ajudados pela Fundação. IFSC apoia estudantes de todo o mundo e na Turquia no domínio dos estudos sociais, financeiramente, e também com serviços de consultoria prestados a esses estudantes que fazem mestrado e doutorado nas áreas de missão do IFSC. Todos os anos, cerca de 100 alunos recebem apoio do IFSC.
Publicações:
Os trabalhos apresentados em conferências internacionais foram editados e publicados por editores internacionais reconhecidas, tais como SUNY e Ashgate.
  • Religion and Social Change in Modern Turkey The Case of Bediüzzaman Said Nursi, Prof. Dr. Şerif Mardin, Suny Press, 1989.
  • Anatolia Junction , Fred A. Reed, Talonbooks, 1999
  • Islam at the Crossroads , Ibrahim M. Ebu Rabi, Suny Press, 2003
  • Said Nursi’s Veiews on Muslim-Christian Understanding, Prof. Dr. Thomas Michel, Söz Publications, 2005
  • Globalization Ethics and İslam , Ian Markham, Ibrahim Ozdemir, Ashgate Publishing, 2005
  • Islam in Modern Turkey , Şükran Vahide, Suny Press, 2005
  • Said Nursi – Makers of Islamic Civilization, Colin Turner , Hasan Horkuc, Oxford University Press, 2008
  • Spiritual Dimensions of Bediuzzaman Said Nursi’s Risale-i Nur , Ibrahim M. Abu-Rabi, Suny Press, 2008
  • Theodicy and Justice in Modern Islamic Thought, The Case of Said Nursi, Prof. Dr. Ibrahim M. Abu-Rabi, Ashgate Publishing, 2009
  • Engaging with Bediuzzaman Said Nursi, A Model of Interfaith Dialogue, Ian Markham, Ashgate Publishing, 2010
  • An Introduction to Said Nursi, Life, Thought and Writings , The Very Rev Ian Markham, Suendam Birinci, Ashgate Publishing, 2011
  • The Qur’an Revealed, A Critical Analysis of Said Nursi’s Epistles of Light, Colin Turner, Gerlach Press, 2013.
  • A Muslim Response to Evil: Said Nursi on the Theodicy, 2015, Farnham: Ashgate Publishing, Tubanur Yeşilhark Özkan, Ashgate Publishing, 2014.
Seminários: IFSC organiza seminários, uma vez por mês no salão de conferência centro IFSC.
* Mais informações podem ser encontradas no site oficial da fundação:
Este site em língua inglesa (www.nursistudies.com) e árabe (www.nuronline.com).
Pedimos gentilmente que se reserve alguns minutos para visitar nossos sites e se informar sobre as recentes atividades da Fundação.
Hakan Gülerce
Istanbul Foundation for Science and Culture