Em 12 de abril de 1909, Bediüzzaman escreveu um artigo para o jornal Volkan um artigo com o título de “O fim das suspeitas à luz das verdades” em que ele parecia se referir a Derviş Vahdeti com esses dizeres ao final:

“Meu irmão Başmuharrir Bey: pessoas instruídas devem ter bons modos. Eles tem que se comportar conforme o Islam além de estudar. O estatuto da imprensa exige que as consciências possuam uma sensibilidade religiosa. No entanto, a revolução da sharia mostrou que o reinado iluminado é o reinado da defesa dos valores islâmicos. Também ficou entendido que a união islâmica está dentro do exército de fiéis e do exército daqueles que estão no caminho da fé.”1

Said Nursi não escrevia apenas no Volkan, naquele tempo ele escrevia para todos os jornais; Rehber-i VatanTaninİkdamSerbestiMizahMisbahŞark e Kürdistan recebiam seus artigos e discursos e em todos os jornais ele defendia as mesmas ideias.

Derviş Vahdeti que não ouvia Bediüzzaman e que não desistia de persegui-lo, novamente a declaração de Bediüzzaman: “Na religião falta a sensibilidade e alcançar um alto nível no caminho do conhecimento.”, por se tratar de uma pessoa conhecida, teve como consequência, ser enforcado.

1Hutbe-i Şamiye