ŞEYMA GÜR

 

Eu a vi:

Allah, seja qual for a função que atribuiu, também fez sua criatura gostar dela. Faz gostando e gostando a executa. O Entusiamo é um tipo de valor. Do trabalho realizado igualmente retira um prêmio.

Que manifestação maravilhosa de compaixão.

Por exemplo: o galinheiro

Allah, Aquele que tudo mantém, atribuiu uma função à galinha. “Você ficará, até dar vida aos pintinhos, sentada sobre estes ovos sem se levantar, você irá mantê-los em uma temperatura constante”, diz. A galinha se esforça para atender àquela ordem. Ela praticamente se curva. Fazê-la desistir de sua tarefa é muito difíceil. A tarefa foi dada, será feita! Não diz que “Sentei-me em cima do meu próprio ovo”, a ordem não foi com esse sentido. É suficiente que seja ovo.

Senta. Dias após dias. Com determinação. Nós, seres humanos, não conseguimos compreender um sentar-se com paciência.

Depois os pintinhos

as cortinas de seu próprio mundo intermediário, que é a casca do ovo e nascem. Agora uma outra tarefa se inicia: proteger os filhotes a todo custo.

Claro, aquela galinha, mais que uma galinha, é um tigre, um gaviào, e fará tudo o que for necessário para cumprir com sua tarefa de proteger seus filhotes. Quem quer que ameace os pintinhos, não importa o tamanho do corpo que tenha, ela fará o que deve fazer.

Os pintinhos já desde os primeiros minutos sabem o que farão. Viram num outro mundo o que fazer e aprenderam. Mesmo assim a mãe guia os seus filhotes. Como limpar o chão varrendo de um lado para o outro com o bico? Como investigar cuidadosamente o chão? Como se cria o ciclo trabalhar-ouvir? Quando bebem água, como realizam o movimento para cima para engoli-la? Como a mãe protege os filhos imediatamente sob suas asas nos momentos de perigo? Como e onde se sentar? Eles aprenderam ou foram mandados já sabendo como fazer as coisas?

Se você observar uma galinha com filhotes, pode-se ver com os próprios olhos o quanto são ocupadas e como tiram proveito do trabalho que realizam.

***

Já para as pessoas:

Elas tem muitas tarefas, acumulam vários afazeres e seus prazeres não tem fim…

Em comum com a galinha, eles tem sua satisfação: se esforçam pelo seu sustento, recebem seus filhos e também os protegem.

Mas há muito mais.

Aa tarefas foram atribuídas conforme suas capacidades. E tanto quanto há tarefas, há prazer, satisfação e alegria…

Veja a galinha naquela tranquilidade, naquela manifestação do Provedor de sentir a satisfação em Seu caminho, este é o prazer dos prazeres das pessoas. Mas é dever ler no universo a beleza de tal manifestação.

O primeiríssimo dever é ler e ter fé. O material a ser lido é vasto e variado e faz alcançar os sonhos… os temas a serem lidos estão dentro da vida. Leia como se você mesmo tivesse criado a criatura e que ela assim o leia, leia os acontecimentos, leia a si mesmo.

Leia e você aprenderá sobre a Beleza. Ler também causará o encantamento da manifestação. E com esse encantamento curve-se diante de seu Senhor.

Sua maior felicidade, mais doce benção e pura alegria, é conhecer o seu Senhor e encontrá-Lo em constante recordação.

A maior tarefa é buscar o conhecimento de Allah, assim como a maior prazer é o amor de Allah.